domingo, 11 de novembro de 2012

Biologia-Células-tronco


Células-tronco são células imaturas que quando multiplicadas são capazes de dar origem a tecidos diferentes, são chamadas também de células-mãe.

Elas podem ser embrionárias (Pluripotentes) ou adultas (Multipotentes), as embrionárias são capazes de se multiplicar de forma rápida, dando origem a vários tecidos diferentes. Já as adultas são células maduras, encontradas na medula óssea, bastante conhecidas, multiplicam-se mais lentamente e sua capacidade de gerar vários tecidos diferentes é limitada. 


As células-tronco tem uma capacidade de originar diferentes espécies de tecidos,  elas podem ser qualificadas como Totipotentes, Multipotentes, Unipotentes e Oligopotentes as Embrionarias-Totipotentes podem formar todos os tecidos incluindo a placenta. Elas constituem o primeiro grupo de até 32 células, e se formam nas primeiras 72 horas após a fecundação do óvulo. Neste momento, não é possível identificar neste grupo celular qualquer diferença de tecido específico. A formação da placenta e de seus anexos só ocorre quando as células totipotentes são implantadas no útero. As Células Multipotentes ou Pluripotentes são células embrionárias, a partir do quinto ou sexto dia após a fecundação, quando constituem um grupo de 64 células, são capazes de formar qualquer espécie de tecido exceto a placenta. Células-tronco Unipotentes são as células que só conseguem diferenciar-se em um único tecido, o tecido a que pertence. E por fim as Células-tronco Oligopotentes que são células adultas que podem originar mais de um tipo de tecido, e encontram-se, por exemplo, no tecido intestinal. 

As Células-tronco servem para produzir células e tecidos para terapias medicinais. Atualmente, órgãos e tecidos doados são freqüentemente usados para repor aqueles que estão doentes ou destruídos. Infelizmente, o número de pessoas que necessitam de um transplante excede muito o número de órgãos disponíveis para transplante. E as células pluripotentes oferecem a possibilidade de uma fonte de reposição de células e tecidos para tratar um grande número de doenças incluindo o Mal de Parkinson, Alzheimer, traumatismo da medula espinhal, infarto, queimaduras, doenças do coração, diabetes, osteoartrite e artrite reumatoide.
Conclui-se que as células-tronco são capazes de se multiplicar formando diversos tipo de tecidos. Existe as células-tronco embrionárias e as adultas elas tem a capacidade de originar vários tecidos. As células-tronco tem a finalidade de produzir células e tecidos para terapias, podendo tratar doenças.

Um comentário:

  1. Comentei nos seguintes Blogs:
    -http://scimarx.blogspot.com.br/2012/11/tarefa-biologia-celulas-tronco.html?showComment=1352687169861#c7525873268094199700
    -http://leticialmeidaoliveira.blogspot.com.br/2012/11/as-celulas-tronco.html?showComment=1352679383895#c5200624848855759472
    -http://henriquemartinsmedina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir