domingo, 25 de novembro de 2012

Energias


-Fontes renováveis de energia

Energia renovável é aquela que se origina de fontes naturais que possuem a capacidade de renovação, ou seja, não se esgotam. 

Como exemplos de energia renovável, podemos citar a energia solar, energia eólica, energia hidráulica, biomassa, geotérmica e maremotriz.
Ao contrário dos combustíveis não-renováveis, como os de origem fóssil, as fontes de energias renováveis, no geral, causam um pequeno impacto como poluição, desmatamento no meio ambiente. Portanto, são excelentes alternativas ao sistema energético tradicional, principalmente numa situação de luta contra a poluição atmosférica e o aquecimento global.

-Energia limpa

Energia limpa é aquela retirada de fontes renováveis de energia que não geram substâncias poluentes ao meio ambiente como produto final do processo de retirada da energia. Exemplos de energias limpas são a Energia Solar, Energia eólica, Energia elétrica, energia maremotriz e a Energia Geotérmica.

-Formas de obtenção de energia disponíveis

Atualmente podemos obter energia através da água, do ar, do sol e de diversos outros modos, algumas energias existentes são:


Energia elétrica que sua principal fonte vem das usinas hidrelétricas que gera energia através da força da água.

Energia mecânica: usada nas indústrias automobilísticas para trabalhos pesados.

Energia nuclear, uma energia térmica que é transformada em energia elétrica, é produzida nas usinas nucleares por meio de processos físico-químicos.

Energia sonora e energia luminosa é a transformação da energia elétrica que, ao passar por uma lâmpada por exemplo, torna-se incandescente, e o televisor nos permite receber a energia sonora
Energia eólica é produzida pelo ar em movimento.

Energia térmica é quando a energia elétrica é transformada em energia térmica através de algum meio, como por exemplo o ferro de passar roupa.

Energia solar é obtida através do sol, este tipo de energia é de uma fonte inesgotável.


-Forma de energia que menos prejudica o ambiente

Para mim a energia que menos prejudica o meio ambiente é a energia solar porque a forma como ela é obtida é totalmente natural e nunca vai acabar porque é através do sol.

domingo, 11 de novembro de 2012

Biologia-Células-tronco


Células-tronco são células imaturas que quando multiplicadas são capazes de dar origem a tecidos diferentes, são chamadas também de células-mãe.

Elas podem ser embrionárias (Pluripotentes) ou adultas (Multipotentes), as embrionárias são capazes de se multiplicar de forma rápida, dando origem a vários tecidos diferentes. Já as adultas são células maduras, encontradas na medula óssea, bastante conhecidas, multiplicam-se mais lentamente e sua capacidade de gerar vários tecidos diferentes é limitada. 


As células-tronco tem uma capacidade de originar diferentes espécies de tecidos,  elas podem ser qualificadas como Totipotentes, Multipotentes, Unipotentes e Oligopotentes as Embrionarias-Totipotentes podem formar todos os tecidos incluindo a placenta. Elas constituem o primeiro grupo de até 32 células, e se formam nas primeiras 72 horas após a fecundação do óvulo. Neste momento, não é possível identificar neste grupo celular qualquer diferença de tecido específico. A formação da placenta e de seus anexos só ocorre quando as células totipotentes são implantadas no útero. As Células Multipotentes ou Pluripotentes são células embrionárias, a partir do quinto ou sexto dia após a fecundação, quando constituem um grupo de 64 células, são capazes de formar qualquer espécie de tecido exceto a placenta. Células-tronco Unipotentes são as células que só conseguem diferenciar-se em um único tecido, o tecido a que pertence. E por fim as Células-tronco Oligopotentes que são células adultas que podem originar mais de um tipo de tecido, e encontram-se, por exemplo, no tecido intestinal. 

As Células-tronco servem para produzir células e tecidos para terapias medicinais. Atualmente, órgãos e tecidos doados são freqüentemente usados para repor aqueles que estão doentes ou destruídos. Infelizmente, o número de pessoas que necessitam de um transplante excede muito o número de órgãos disponíveis para transplante. E as células pluripotentes oferecem a possibilidade de uma fonte de reposição de células e tecidos para tratar um grande número de doenças incluindo o Mal de Parkinson, Alzheimer, traumatismo da medula espinhal, infarto, queimaduras, doenças do coração, diabetes, osteoartrite e artrite reumatoide.
Conclui-se que as células-tronco são capazes de se multiplicar formando diversos tipo de tecidos. Existe as células-tronco embrionárias e as adultas elas tem a capacidade de originar vários tecidos. As células-tronco tem a finalidade de produzir células e tecidos para terapias, podendo tratar doenças.